quinta-feira, 11 de julho de 2013

Primeiras impressões: Ford New Fiesta Sedan 2014 Powershift

Primeiras impressões: Ford New Fiesta Sedan 2014 Powershift

Modelo volta às lojas, agora reestilizado e sem tanquinho de gasolina.
Conjunto é acertado; porta-malas menor é principal desvantagem.

"Tem menos porta-mala que o Honda City, mas esse é o nosso posicionamento", diz Oswaldo Ramos, gerente de marketing da Ford, sobre o principal concorrente visto pela marca para o New Fiesta Sedan, que acaba de voltar a ser vendido no Brasil. O "posicionamento" a que Ramos se refere é o design do modelo, com traseira mais curta e alta, lembrando um cupê, o que, segundo a montadora, é proposital para diferenciá-lo do sedã "retão, feio e de porta-malas enorme" que predomina na categoria. Daí a chamar para briga o modelo japonês.

Se o City é um degrau antes do Civic, a Ford vai além e define o New Fiesta como um "miniFusion", modelo acima dos R$ 100 mil. Em termos de preço -alto- os rivais se equivalem: o Fiesta começa em R$ 49,9 mil e o City, em R$ 50,9 mil.
Na apresentação do carro, Ramos destacou as vantagens da versão topo de linha, Titanium Poweshift (com câmbio automatizado, a partir de R$ 58,9 mil), sobre o City LX automático (R$ 60,4 mil), intermediário, apontando que o modelo Ford possui 7 airbags contra 2 do concorrente, além de controle de estabilidade e de tração (de série), e assistente de partida em rampa (idem).
A comparação chegou às medidas. Os dois agora têm o mesmo comprimento: 4,40 m. Mas o Fiesta reestilizado, apesar de minimamente mais curto que o anterior (de 4,41 m), manteve a distância entre-eixos de 2.489 milímetros contra 2.550 mm do City, para ser preciso. A  capacidade do porta-malas, no entanto, é de 465 l contra os 506 l do rival.
concorrentes Ford New Fiesta Sedan (Foto: Arte G1)
A diferença de 14 litros parece pouca, mas as medidas importam -e muito- para usuários de sedãs, ainda que compactos. A Ford aposta mais no pacote recheado da versão top e no design de seu modelo, que insiste em chamar de "premium". Para a versão de entrada, SE, os itens de série são: direção elétrica, vidros elétricos, freio ABS, airbag duplo, controle eletrônico de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa, ar-condicionado digital e sistema multimídia SYNC com comandos de voz em português.
Ao volante
Nós experimentamos no lançamento a configuração mais cara, Titanium, única disponibilizada. Além dos mencionados 7 airbags, ela conta com bancos e volante em couro, rodas de liga leve de 16 polegadas, controle de velocidade, sensor de estacionamento traseiro, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor interno que escurece automaticamente, painel central com detalhes em preto e grade dianteira cromada.
Ford New Fiesta Sedan 2014 (Foto: Divulgação)Serra de Campos do Jordão foi cenário para
lançamento do modelo
A jornada, na região montanhosa de Campos do Jordão (SP), foi de cerca de 100 km, divididos entre 3 motoristas -ou seja, a cada um coube um breve percurso, mesclando trechos urbanos e de serra.
O New Fiesta manteve o motor 1.6 Sigma, mas ele agora tem duplo comando de válvulas variável, que resultou em ganho de potência (130 cavalos com álcool, 125 cv com gasolina; antes eram 115 cv e 110 cv, respectivamente). O "adeus" ao tanquinho também é um alívio -e outra vantagem sobre o City que promete ser breve, já que a Honda implantou neste ano a tecnologia no Civic.
O carro avaliado era equipado com câmbio Powershift, que deverá ser a configuração responsável pela maior parte das vendas, segundo Ramos.
Conjunto acertado, mas ruidoso
O conjunto, como um todo, se mostra bem acertado. A suspensão deixa o carro firme mesmo em curvas mais fechadas, e não transfere muito as irregularidades da pista para os ocupantes -apesar de que as estradas testadas eram bem conservadas e, nos trechos em cidades, os obstáculos eram somente lombadas.
O câmbio faz trocas de forma precisa, uma obrigação para esse tipo de sistema. Nas retomadas, porém, o carro parece sofrer um pouco até ganhar a velocidade desejada. E ronca forte: nessas horas o som vaza bastante para dentro da cabine.
Ford New Fiesta Sedan 2014 (Foto: Divulgação)Desenho do painel, ainda moderno, foi mantido;
espaço traseiro é aceitável para dois (Divulgação)

 
A Ford diz que o consumo médio com o Powershift, que deve ajudar na economia de combustível, é de 7,9 km/l, na cidade, e 9,9 km/l, na rodovia, com álcool. A média no percurso avaliado foi de 7,1 km/l, contando que, mesmo em estrada, havia lentidão em certos trechos sem duplicação, pela presença de caminhões.
Interior
Voltando ao assunto medidas, o espaço interno é bom, mas a sensação ainda é de que os concorrentes dessa categoria oferecem mais, sobretudo no banco traseiro, onde o teto fica bem perto da cabeça mesmo de quem tem altura mediana e os joelhos encostam nos bancos de frente. Nem pensar em colocar 3 pessoas ali.
Ford New Fiesta Sedan 2014 (Foto: Luciana de Oliveira/G1)Porta-luvas é pequeno
Na versão top não foi encontrado, por exemplo, o descanso de braço no centro do assento de trás que o City oferece mesmo na configuração intermediária. E, se o porta-malas é o menor entre os principais sedãs compactos, no porta-luvas cabe o manual e quase nada mais.
O acabamento, para uma versão de quase R$ 60 mil, poderia ser melhor. Os plásticos predominam, mas são agradáveis ao toque. Nada mudou no desenho do painel central, que continua com linhas modernas e controles bem intuitivos.
Conclusão
A Ford assume que o sedã não será um carro de grande volume de vendas como espera que o New Fiesta Hatch brasileiro, que parte de R$ 38,9 mil, seja. A projeção é de que a versão continue com uma média de emplacamentos semelhante à da anterior. Em 2011, foram vendidos 13 mil New Fiesta Sedan e, em 2012, 10,3 mil, segundo a Fenabrave.
Não faltam opções entre sedãs compactos, onde há ainda os já envelhecidos Volkswagen Polo e Peugeot 207.

Olhando rápido, parece ser apenas uma questão de optar entre o "quadradão" e o "estiloso"... Mas justamente porque há tantas alternativas é que vale avaliar o que pesa mais para o futuro dono: design, pacote de equipamentos ou espaço. O New Fiesta faz bonito nos dois primeiros itens, mas o duelo pretendido com o City, que se dá melhor no quesito espaço, será bastante difícil. Bem aceito no mercado, o modelo japonês vendeu 24,6 mil unidades em 2011 e 30,9 mil no ano passado.
Quem domina atualmente o terreno dos sedãs compactos é o "retão" Chevrolet Cobalt, que deixou o City na vice-liderança, e já ganhou fama de novo queridinho dos taxistas -que entendem tudo de espaço. O Chevrolet Sonic, outro do time dos "estilosos", corre por fora.
Ford New Fiesta Sedan 2014 (Foto: Divulgação)

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