quinta-feira, 11 de julho de 2013

Com venda em alta, GM decide fazer SUV compacto Mokka na Europa

Com venda em alta, GM decide fazer SUV compacto Mokka na Europa

Modelo comercializado pela Opel é feito na mesma plataforma do Tracker.
Apesar da crise, região tem série de lançamentos nesse segmento.


Opel Mokka vai ser fabricado na Espanha (Foto: Divulgação)Opel Mokka vai ser fabricado na Espanha
A General Motors decidiu começar a produzir também na Europa o SUV compacto Mokka, devido a altas vendas na região. O modelo atualmente só é produzido na Coreia do Sul e divide a plataforma com o Trax -que será chamado Tracker na Argentina- e o Buick Encore, vendido nos Estados Unidos. A medida é tomada em um momento em que o segmento ganhará uma série de novos concorrentes, entre eles o Peugeot 2008, o Renault Captur e o Ford EcoSport, que será exportado da Índia para alguns países do mercado europeu.
 
O Mokka será feito na planta da Opel/Vauxhall em Zaragoza, na Espanha, a partir do segundo semestre do ano que vem, inicialmente como CKD (Completely Knocked Down), quando as peças chegam somente para serem montadas. O investimento inicial será de US$ 80 milhões.
Segundo a GM, a expectativa é de que 5.800 postos de trabalho sejam assegurados com essa iniciativa. No local são produzidos atualmente os modelos da Opel Corsa e Meriva.
A produção do Mokka na Coreia do Sul também será reforçada. O utilitário compacto foi lançado no último trimestre do ano passado e, de acordo com a GM, está entre os 3 SUVs mais vendidos em diversos países europeus.
Investimentos na Europa
Recentemente, a GM anunciou que investirá 4 bilhões de euros em sua operação na Europa e 230 milhões de euros no centro de desenvolvimento em Ruesselsheim, na Alemanha.
O mercado europeu ainda vive os efeitos da crise econômica que reduz a venda de carros. Em maio, os emplacamentos tiveram o nível mais baixo em duas décadas, segundo a Associação de Montadoras Europeias. O segmento de SUVs compactos tem sido um dos poucos a se destacar nesse cenário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário